O Estabelecimento Industrial GAZCORP– resulta num complexo composto por três unidades de produção, zonas de armazenagem e escritórios, localizados numa área empresarial de Santa Maria da Feira que se encontra em constante expansão. De forma a atender às necessidades do cliente, operação urbanística resultou na ampliação de um armazém industrial preexistente.

O novo pavilhão ergue-se a sul da construção prévia e tem o acesso direto à mesma a partir do seu interior. É notável, que o revestimento do pavilhão remete para uma imagem característica à arquitetura industrial - por ser maioritariamente composto por painéis de sandwich de cor cinza antracite. Entretanto, pensou-se destacar o corpo destinado ao trabalho administrativo através da confeção da linguagem contemporânea à sua arquitetura. A sua fachada envidraçada e orientada para a rua principal de acesso, encimada por uma grande pala de cobertura inclinada, ressalta e reforça o ponto de entrada. A ausência de tubos de queda e outros elementos, tornam a imagem exterior ainda mais minimalista.

As zonas interiores de produção salientam-se, sobretudo, pela estrutura metálica a vista, pelo pé direito alto e por revestimento das paredes em painéis sandwich microperfurados de cor branca. Os espaços de trabalho localizados à Norte e à Oeste do pavilhão, são distribuídos em dois andares e possuem vãos orientados para o interior ou exterior do conjunto. Na ala destinada ao trabalho administrativo, destaca-se o hall de entrada com pé direito duplo, salientado pela luminosidade exterior que entra através do grande pano de vidro. As divisórias interiores são compostas por folhas de vidro e de madeira, e aportam um leveza e certo dinamismo na composição arquitetónica dos escritórios.

Rua Espargo de Baixo
Santa Maria da Feira, Portugal

FINALIDADE:

ÁREA BRUTA:

2765 m²

ANO:

2022

Edifício de Indústria e Escritórios

LOCALIZAÇÃO:

EDIFÍCIO DE INDÚSTRIA GAZCORP

SANTA MARIA DA FEIRA