Inserida na paisagem natural entre montes do Marco de Canaveses, surge uma casa designada como a Casa do Esconderijo. Trata-se de uma habitação preexistente, que abre-se para o rio e montanha e que necessita de ser convertida num alojamento turístico. Para tal efeito, foi necessário pensar num projeto de construção e ampliação da mesma.
Com intuito de introduzir a expressão contemporânea na nova arquitetura, sem deixar de preservar a aparência tradicional das construções locais, pensou-se em contrapor duas linguagens arquitetónicas e criar uma relação direta entre o antigo e o novo. Como resultado, o projeto é feito de forma que a parte superior da habitação mantém a estilistica atual, caraterizada pelos seus materiais tradicionais, nomeadamente, perpianho de granito amarelo, ao nível do piso 0. Entretanto o piso inferior - apresentará um caráter moderno, realçado pelos grandes vãos envidraçados virados para o Rio Douro.
Em termos de organização funcional interior, pretende-se efetuar uma reorganização espacial de toda a habitação. O piso 0 será dotado de dois quartos duplos, do tipo suite, cada qual com uma instalação sanitária privativa, e uma caixa de escadas de interligação com o piso -1, o qual será composto por uma sala de estar, uma cozinha, uma instalação sanitária acessível e uma zona de arrumos. No piso 0, na zona onde atualmente se localiza a instalação sanitária, pretende-se instalar uma lavandaria.
Na área envolvente à habitação unifamiliar pretende-se restaurar/ remodelar os muros existentes e construir novos muros de suporte, onde se implantará a piscina.
Rua da Aldeia Nova
Marco de Canaveses, Porto, Portugal
FINALIDADE:
ÁREA BRUTA:
219 m²
ANO:
2022
Habitação Unifamiliar
LOCALIZAÇÃO:
CASA DO ESCONDERIJO
MARCO DE CANAVESES