Enfrentando-se ao terreno montanhoso do concelho de Cinfães, foi nos pedido projetar uma habitação unifamiliar, que tirasse o máximo proveito da paisagem e, ao mesmo tempo, integrasse nela. Assim, surgiu a proposta de casa designada como a Quinta Zweerts.

O projeto da casa foi realizado conforme a legislação, tomando em consideração as condicionantes relacionadas com zonas de proteção terrestres, como zonas reservadas e inundáveis e áreas de reserva ecológica nacional. Como resultado, propôs-se construir um edifício com piscina exterior, que será organizado apenas em um único piso.

A linguagem arquitetónica resultante do nosso pensamento, remete para a construção tradicional em termos de revestimento das fachadas e utilização de cobertura em várias águas. Entretanto, a configuração em planta não é linear – é possível observar que as áreas comuns e os espaços de dormir estão repartidos em diferentes zonas o que, ao nível exterior, provoca uma quebra no volume geral da casa. Essa solução fez com estes espaços se parecem à umas casinhas independentes (apesar que as mesmas se encontram interligadas no seu interior). Todas às áreas, de estar e de dormir, foram orientadas para o rio, enquanto os espaços secundários: como corredor de circulação, casas de banho e arrumos foram orientados para a via pública.

Assim, a imagem final da Quinta Zweerts aparenta 5 volumes, cada qual alberga funções distintas.
O volume localizado mais a nascente, é composto uma garagem, com capacidade para estacionar 2 automóveis ligeiros. No segundo volume, adjacente ao primeiro, estará localizado o acesso principal à habitação, como os espaços em open space, com as funções sociais e de apoio da habitação, nomeadamente: a cozinha Kitchenette e salas de estar e jantar. Os três últimos volumes, localizados mais a poente, irão albergar os quartos de dormir, com casas de banho privativas.

Lugar da Mófeda, EN222
Cinfães, Viseu, Portugal

FINALIDADE:

ÁREA BRUTA:

295 m²

ANO:

2022

Habitação Unifamiliar

LOCALIZAÇÃO:

QUINTA ZWEERTS

CINFÃES, VISEU