A proposta para a Casa do Rio nasce a partir de uma preexistência distribuída em três andares, outrora destinada a habitação senhorial. A intervenção nesta construção teve como o propósito a sua reabilitação e transformação da mesma num hotel rural.
O programa da Casa do Rio alberga a área de receção, uma sala de estar para os utentes e 5 unidades de alojamento. Cada unidade dispõe de uma área ampla com cama de casal. Em todos os quartos a banheira assume um papel preponderante e destaca-se como uma peça única e encontra-se assente sobre soalho em madeira de Riga. A casa de banho, com lavatório, sanita e duche, localiza-se num espaço autónomo e privativo.
As alterações executadas foram feitas de modo a respeitar a integridade construtiva da casa sendo, por isso, praticamente impercetíveis. No entanto, essas intervenções permitiram ampliação do programa interno e valorização do empreendimento turístico proposto, como o aumento das potencialidades de oferta.
Em termos de volumetria e implantação, a arquitetura existente não sofreu alterações, excepto o alçado posterior, no qual procedeu-se à uma nova leitura. O resultado final da intervenção apresenta um diálogo entre uma arquitetura vernacular e uma arquitetura contemporânea, ao mesmo tempo que respeita na integridade o contexto natural em que está inserido.
Lugar de Pala,
Portela do Rio, Baião, Portugal
FINALIDADE:
ÁREA BRUTA:
323 m²
ANO DE CONSTRUÇÃO:
2015
Hotel Rural
LOCALIZAÇÃO:
CASA DO RIO
PORTELA DO RIO, BAIÃO